Esse texto não é uma fórmula mágica. O conteúdo que trago aqui hoje é um conjunto de percepções e relatos de minha própria experiência na minha jornada de desenvolvimento pessoal.
Quando falo em alcançar a vida dos meus sonhos, visualizo um futuro promissor, com todos os elementos imagináveis do que seria uma vida perfeita, com sucesso profissional, riqueza, realização pessoal através da constituição de uma família e bons relacionamentos com familiares e amigos, além de uma vida amorosa plena, um corpo bonito e um estilo de vida totalmente saudável e prazeroso ao mesmo tempo. Porém, talvez muitos de nós não chegue a alcançar metade dos objetivos contidos nessa visão da vida perfeita.
Mas para mim, o mais interessante disso tudo, é que a vida dos sonhos também passa pela jornada até chegar lá. Essa jornada é o desenvolvimento pessoal. Sem essa jornada, nenhum prêmio teria valor verdadeiro. No campo profissional, seria como ganhar a presidência da empresa sem ter a capacidade para exercê-la. No financeiro, seria como ter milhões na conta bancária, sem saber o mínimo para poder administrar o dinheiro, correndo o risco de perder tudo rapidamente. Resumindo, seria como se outra pessoa tivesse lutado por aqueles sonhos no seu lugar e você simplesmente não merecesse os prêmios atingidos.
Por isso a importância da jornada.
Minha forma de viver minha jornada tem sido a seguinte: penso que ao caminhar na direção dos meus objetivos mais altos, já estou vivendo um sonho por me permitir essa possibilidade. E só de saber que estou na direção certa, já tenho inspiração o suficiente para prosseguir.
E inspirada pela minha jornada, venho contar quais foram os principais passos que dei até aqui, e que podem te inspirar a encontrar seu próprio caminho.
Mudança de mentalidade
Uma das primeiras coisas que vai te ajudar nos primeiros passos para o caminho que vai te levar à vida dos teus sonhos é mudar a sua mentalidade, o seu mindset. Sim, a vida é dura e na maioria das vezes não é justa, e você se sente preso à sua situação atual de várias formas: Se sente preso a sua situação financeira, se sente preso ao seu emprego, talvez se sinta preso a um relacionamento abusivo. Parece que o mundo está contra você e você não é ninguém além de uma vítima de um sistema cruel em uma sociedade opressora. E você não está totalmente errado em enxergar as coisas dessa forma... Mas por mais difícil que seja a sua vida, eu vou te dizer uma coisa: Pensar como uma vítima não vai te ajudar a sair dessa situação. Comece a reparar que muitas pessoas ao seu redor passam por problemas parecidos com os seus e mesmo assim lidam com eles de forma diferente do que você. Algumas dessas pessoas dão uma incrível volta por cima, usando os problemas como alavanca para superá-los. Pegue o exemplo de pessoas que não tinham nada e fizeram fortuna. Ou pessoas que se tornaram atletas de elite. Ou qualquer pessoa que tenha alcançado grande sucesso em suas áreas profissionais. A maioria dessas pessoas começou apenas acreditando que era capaz.
Antes de ter o sucesso é preciso construí-lo. E o primeiro tijolo é a crença de que você é capaz. Acredite no seu potencial e visualize o teu sucesso. Não use os problemas como desculpas. Use-os como alavanca para saltar cada vez mais alto.
Mudança de estilo de vida
Depois de mudar sua mentalidade e começar a acreditar de verdade que seus sonhos são realizáveis e que você é capaz, é preciso agir em direção a eles. E uma das primeiras atitudes que você vai precisar tomar em direção aos seus objetivos é mudar o seu estilo de vida. Isso porque se você quer alcançar resultados diferentes dos habituais, você tem que agir de forma diferente do habitual. Por exemplo: você não vai conseguir ter o corpo magro e definido se continuar comendo fast food todos os dias e não fizer nenhuma atividade física. Da mesma forma, por mais que seu pensamento positivo seja forte, você não vai conseguir atrair um único centavo a mais para a sua conta bancária se não fizer nada para que isso aconteça. Você não vai encontrar o amor da sua vida se continuar se fechando para os relacionamentos. Enfim, comece por algum lugar. Se seu objetivo é ser mais saudável, começe amanhã cedo mudando o seu café da manhã. Comece amanhã uma nova rotina de exercícios físicos. Comece amanhã a se abrir para novas possibilidades de emprego. Pequenas mudanças, feitas com consistência, podem aos poucos transformar totalmente o seu estilo de vida. Você pode começar aos poucos, ou pode perceber que é necessário tomar uma atitude mais drástica, como começar do zero em um novo trabalho, ou como sair da casa de seus pais, ou como fazer uma nova graduação... Seja o que for, tome decisões conscientes e que sejam coerentes com os seus objetivos.
Hábitos saudáveis
Essa dica é complementar à anterior. Construa hábitos saudáveis e que te ajudem a atingir seus objetivos. Não apenas isso, mas tenha hábitos que te ajudem a atingir a mentalidade e o desempenho necessários para alcançar seus sonhos. Por exemplo: se seu objetivo é ter um corpo saudável, o hábito de se exercitar todos os dias vai te ajudar a atingir e manter o corpo saudável. Se seu objetivo é melhorar seu salário, o hábito de estudar pode te ajudar a alcançar uma promoção no trabalho. Mas se você deseja ser uma pessoa melhor e com alto desempenho em suas tarefas, o hábito de meditar pode te ajudar nesse sentido. Dessa forma, a meditação, ao te ajudar no seu desenvolvimento pessoal, vai te ajudar indiretamente nas outras tarefas, pois vai ajudar a melhorar seu foco nos estudos, ou na sua persistência na dieta e nos exercícios físicos.
Nesse sentido, recomendo fortemente que você leia o livro O Milagre da Manhã. O livro é bem famoso e vale o hype. Ele propõe uma rotina matinal com atividades especialmente pensadas para o desenvolvimento pessoal. Tenho feito essa rotina há mais de um ano e posso dizer que funcionou muito bem para mim, pois consegui me tornar uma pessoa mais determinada e focada em meus objetivos. Depois que comecei essa rotina, comecei a entender o poder do desenvolvimento pessoal e a importância de ter um propósito para a vida.
Viver com propósito
Por mais que o livro tenha me mostrado a importância de ter um propósito, ainda faltava uma coisa na minha jornada: encontrar um propósito. Para algumas pessoas, viver por si só já parece ser um propósito suficiente. Mas você já se pegou fazendo aquela pergunta: “mas qual é o sentido de tudo isso?”. Pois é. No meu caso, eu sentia que em outras áreas da minha vida estava tudo bem, mas faltava um propósito no meu campo profissional. Sem entender meu verdadeiro propósito profissional, meu ikigai, de nada adiantaria continuar acordando às 5h da manhã para mais um dia de 8h trabalhando para os outros. Eu sentia que eu estava muito perto de entender o que eu realmente queria para a minha vida profissional, mas ao mesmo tempo não conseguia alcançar... Foi aí que resolvi investir de verdade e procurei uma coach. Sim, eu fui atrás do coaching, e posso dizer que foi uma experiência válida. Foi através do coaching que pude encontrar o que estava procurando. Descobri que o que eu queria estava diante de mim. Naquele momento, meu propósito era criar conteúdo digital sobre amigurumi... Um sonho de artesã que estava adormecido em alguma gaveta da minha mente. O coaching me deu confiança e ferramentas para levar o meu sonho adiante. E hoje posso dizer que esse sonho me dá uma renda extra e me dá motivação para alçar vôos mais altos.
Falei mais sobre o meu processo de coaching nesse outro post.
Se não for através do coaching, você pode encontrar seu propósito de outras formas. Procure se conhecer. Busque em seu coração e sua mente. Seja honesto com você mesmo e ouse sonhar com aquilo que você realmente acredita.
Pretendo trazer mais vezes esse tema aqui para o blog e quero saber de vocês: Qual é a sua motivação para seguir adiante?
Adorei o texto. Principalmente a parte que fala em usar os problemas como alavanca e não como desculpa. Valeu mesmo!
ResponderExcluir