por Bruna Yamagami
Olá pessoal, a resenha de hoje é sobre o Futuro Burger, o hambúrguer vegetal da Fazenda Futuro. Vou falar sobre a composição, informações nutricionais e minha opinião sobre o sabor.
Estou passando por um período sem comer carne e fazia tempos que eu estava com vontade de experimentar essas "carnes" da Fazenda Futuro. Então resolvi começar pelo hambúrguer. Essa foto bonitona eu encontrei lá no site da Fazenda Futuro (clique aqui para acessar). E posso dizer que o que me atraiu para provar o Hambúrguer do futuro foi o apelo visual e as promessas de sabor e textura bem parecidos com o da carne bovina.Na embalagem já se diz que é uma nova versão (não cheguei a experimentar a primeira versão para comparar). E essa versão atual seria mais "carnuda", mais suculenta, com mais textura e menos defumado. Mas será mesmo?
Eu experimentei e posso dizer que foi a melhor "carne" vegana que já comi até hoje. A textura e o sabor lembram bem o sabor e textura de hambúrguer de carne e achei até bem melhor do que aquelas carnes "de verdade" processadas que vem nos lanches fast food por aí. O sabor de defumado está presente sem roubar a cena e a suculência é o que dá o grande diferencial nesse hambúrguer. Eu diria que um carnívoro desavisado comeria esse hambúrguer sem perceber que é vegano, pois além do sabor e textura, também o aspecto e a cor são bem "realistas".
A grande diferença entre esse hambúrguer e o "verdadeiro" é o aroma na hora de fritar. Ele não libera aquele cheiro típico de carne, mas o que dá pra sentir é um cheiro que lembra óleo de coco e manteiga vegetal. Depois de terminar de fritar, esse cheiro desapareceu. Confesso que fiquei com receio de que o hambúrguer tivesse um gosto residual de óleo de coco, que poderia ser um pouco enjoativo, mas não senti nada disso no sabor.
Além de delicioso, fiquei impressionada pela quantidade de proteínas presente nesse hambúrguer. Vocês já devem saber da importância de se ingerir uma boa quantidade de proteínas em uma dieta vegetariana estrita (como é o caso da dieta dos veganos). E como se pode ver na imagem abaixo, são 15g de proteína por porção de meio hambúrguer. Ou seja: 30g de proteínas em um único hambúrguer.
Essa quantidade de proteínas é bem similar e até superior a de um hambúrguer de carne. O hambúrguer de carne de aves e porco da Texas Burger, por exemplo, tem 12g de proteína em uma porção de 80g. Isso é possível devido à composição do Futuro Burger, que tem um preparado protéico que inclui proteína isolada de soja, proteína de ervilha, entre outros ingredientes, como você pode ver na imagem a seguir:
Além disso a embalagem informa que o produto é vegano e livre de transgênicos. Senti falta de informações nutricionais sobre micronutrientes, como por exemplo a quantidade de minerais como ferro, magnésio, etc, e de vitaminas como a B12. Ficamos sem saber se a B12 está ou não presente nesse produto.
Vale lembrar que apesar de ser nutritivo, vegano e livre de transgênicos, esse produto é industrializado, altamente processado e contem conservantes. Na minha opinião, não deve ser a base das refeições do seu dia-a-dia, caso você queira ter uma alimentação saudável. Vejo esse tipo de alimento como algo para se comer de vez em quando, e não todos os dias.
Sobre o preparo, a marca recomenda que se descongele o hambúrguer antes de levar ao fogo, e que se tempere. O meu foi ao fogo congelado e acredito que isso não tenha sido um problema. Acrescentei sal, mas sinceramente acho que nem precisava. O hambúrguer já é bem temperado e já tem sal.
Reparem nas gordurinhas do hambúrguer. Deve ser esse o segredo da suculência, rs.
Recomendam deixar cozinhar 3 a 4 minutos de cada lado. Deixei 3 e até passou um pouco do ponto, como vocês podem ver nas imagens (mas ficou maravilhoso assim, rs).
A única grande desvantagem desse hambúrguer por enquanto é o preço, pois em alguns lugares a caixa com dois hambúrgueres pode passar dos 20 reais. Eu acho que vale a pena pagar esse preço por algo tão saboroso assim de vez em quando, mas sei que ainda não é algo acessível para todos. Espero que com o tempo, e o aumento do consumo desse tipo de produto, eles passem a ser cada vez mais acessíveis.
E você, já experimentou o algum produto da Fazenda Futuro? Deixe seu comentário.
Obrigada pela leitura e até o próximo post!
Adorei a matéria e o hambúrguer também! Já experimentei e realmente é espetacular! Não fica devendo nada para o tradicional! Parabéns!
ResponderExcluir