Usei babosa no rosto por 7 dias - Valeu a pena?

Olá pessoal! Tudo bem com vcs?
Estive longe por uns dias, mas foi por uma boa causa. Eu estava coletando informações e fazendo testes para trazer esse post para vcs.
O assunto de hoje é a babosa, ou Aloe vera.

Na verdade existem vários tipos de babosa, pois não só a Aloe vera, que atualmente tem o nome científico de Aloe barbadensis, como também a Aloe arborescens e a Aloe maculata e tantas outras espécies do gêneo Aloe, são conhecidas pelo nome de babosa. Então só pra confirmar, nesse post vou usar o nome babosa, mas vou tratar especificamente da Aloe barbadensis.


A folha da babosa contem água, polissacarídeos, enzimas, carboidratos, além de outros componentes como as vitaminas A, B, C e E e minerais como cálcio, potássio, magnésio e zinco. Apresenta ação antimicrobiana, atuando em fungos e bactérias de várias espécies (FREITAS et al, 2014, link do artigo no final do post).
Devido a essas e outras propriedades, tem sido usada para vários tipos de tratamento de pele, em casos de dermatites em geral, herpes e queimaduras. Já foi testada com bons resultados como tratamento auxíliar no tratamento de câncer e no controle da hiperglicemia.
Lembrando que o uso oral da babosa deve ser feito de forma correta e com acompanhamento médico, pois apesar de todos os benefícios, a planta tem componentes como as antoquinonas que podem ser tóxicos, causando diversos problemas à saúde, como diarréia, cólicas, náusea e a longo prazo até hepatite e lesões renais. O uso oral da babosa não é recomendado durante a gravidez.
A ANVISA chegou a proibir a comercialização do suco de babosa, por poder conter substâncias tóxicas. Mas tenho a impressão de que algumas marcas foram liberadas depois, mas ainda não encontrei informações suficientes para afirmar.
Já o uso da Aloe vera em cosméticos está cada vez mais popular. Suas propriedades hidratantes fazem maravilhas para a pele e cabelos. Várias marcas, das mais baratas às mais caras, possuem linhas de produtos que contém o extrato da babosa como ingrediente estrela.

BABOSA NO ROSTO POR 7 DIAS

O foco desse post são os benefícios da babosa para a pele do rosto, então em minhas pesquisas pela internet, esses foram os que eu mais encontrei:

- estimula a produção de colágeno;
- renova o tecido epitelial, ou seja, renova a pele;
- acelera o processo de cicatrização;
- reduz a inflamação e
- hidrata a pele.

Já usei anteriormente a babosa na minha pele, mas não de forma frequente, então eu não sabia dizer se ela realmente fazia bem para a minha pele. Resolvi então fazer esse "desafio" de usar a babosa por 7 dias no meu rosto, para ver os resultados reais. Vi vários vídeos da galera no youtube fazendo esse desafio, e resolvi vou postar o meu também para mostrar as imagens e contar os detalhes:

ALERTA!

Novamente lembro a vcs que apesar de ser natural, a babosa pode fazer mal se for usada de forma incorreta. Antes de usar é necessário retirar toda a parte verde da folha, deixando apenas a parte gelatinosa, pois a parte verde contem uma antroquinona, a aloína, que pode causar dermatite de contato, ou seja, a pele pode arder, coçar, ficar extremamente irritada e até manchada.
E mesmo que vc retire a parte verde, o gel ainda pode conter resíduos da aloína. Por isso algumas pessoas recomendam que se deixe de molho a parte gelatinosa na água por algumas horas, trocando a água algumas vezes, até que se possa usar o a mucilagem no rosto.
E se mesmo depois de fazer todo esse processo a babosa ainda te causar irritação na pele, pode ser que vc seja alérgica (o). Nesse caso, é melhor não usar.
Outro lembrete é que, apesar dos boatos de que a babosa seja um filtro solar natural, não existe comprovação de que a babosa possa ser usada como protetor solar. Então se for usar durante o dia, não deixe de aplicar o filtro solar em seguida.



ROTINA DE USO

Para usar, cortei uma folha grande da planta. Logo após o corte, a folha começa a soltar um líquido verde, que depois fica avermelhado. Antes de usar aguardei algumas horas para ter certeza de que todo esse líquido verde tinha saído.
Mantive a folha na geladeira, e não achei necessário fechar em plástico filme e nem manter em recipiente fechado. A cada vez que ia usar, cortava um pedaço de mais ou menos meio centímetro de largura e retirava a parte verde (nos primeiros dias não tirei a parte verde, e isso causava bastante coceira na pele). Depois que se retira a "casca" fica só um pedaço de mucilagem, que parece pouca coisa, mas é mais do que suficiente para aplicar no rosto, pescoço, e colo.

IMPRESSÕES

Depois de retirar a casca, a parte gelatinosa fica praticamente sem cheiro nenhum. O líquido que sai dela é transparente e pegajoso. Após aplicar sobre a pele, seca rápido e a sensação é de pele repuxando um pouco. Ao molhar o rosto, a textura gosmenta reaparece, mas é fácil de enxaguar apenas com água.
Após 7 dias usando de manhã e a noite, ainda sobrou metade da folha, e não estragou durante esse tempo.
Nos primeiros 5 dias só esperava o gel secar no rosto e enxaguava em seguida e depois seguia normalmente com meu hidratante facial Hydro Boost da Neutrogena, e de dia o protetor solar. Nos dois últimos dias, antes de dormir,deixei a babosa na pele sem enxaguar, e passei hidratante por cima para amenizar o efeito de repuxamento. Durante esse esses 7 dias não usei retinol que costumo usar, pois queria ver se a babosa daria conta de segurar minhas linhas de expressão. No entanto percebi que as linhas ficaram mais fortes nesse período. Ou seja, a babosa pode até ter uma ação de prevenir as rugas, mas pra mim não substitui o retinol.

Durante esse tempo de uso, o que me incomodou foi um pouco de coceira na pele, que diminuiu depois que passei a tirar a parte verde da folha, mas não parou totalmente. Alguns dias também tive um pouco de irritação nos olhos, por isso não recomendo que se use na área próxima aos olhos.
Minha pele está acneica há uns meses.
No geral senti que a babosa reduziu a irritação causada pela acne.
Durante os 7 dias também não percebi o surgimento de novas espinhas, e isso já é motivo de comemoração.
Tive a impressão de que melhorou a aparência das minhas olheiras, mas isso pode ser simplesmente o efeito de passar algo gelado no rosto duas vezes ao dia.
Também tive a impressão de que minha pele ficou mais firme.
Sobre a hidratação, não vi diferença, pois eu já usava um bom hidratante na minha rotina, então mesmo com o tempo seco, minha pele já estava bem hidratada.

Minhas manchas de acne escureceram, formando casquinhas, em seguida "descascaram". Por baixo dessa pele que saiu, a pele ainda está manchada, mas um pouco menos pigmentada do que antes.
Nas imagens a seguir, os dois lados do rosto. Antes da aplicação da babosa:


Após 7 dias usando babosa:

Não houve uma mudança drástica, mas achei que valeu a pena. Acredito que se eu usar por mais tempo, vou ver resultados ainda melhores.
Estou pensando em incluir a babosa meu dia-a-dia, mas vou voltar a usar o retinol.
Vc já usou babosa na pele ou nos cabelos? Deixe seu comentário!
Até a próxima,
Namastê!

Link do artigo sobre a babosa:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-05722014000200020&script=sci_arttext&tlng=es

Comentários